FAMILIA COLONIZADORA DO NORDESTE

A maioria das famílias que participou da colonização do nordeste do Brasil saiu de portos de Portugal, mesmo que muitas delas não tivessem origem portuguesa, como muitos querem. Algumas famílias dessa origem eram consideradas nobres, pois seus nomes estavam vinculados à dinastia detentora da monarquia e do domínio da terra, ou seja, tinham alcançado prêmios basões, armas e escudos por serviços prestados ao reinado portugues.
Outras eram pertencentes a grupos invasores, religiosos rebeldes, catequizadores, cristãos novos e camponeses de diversos pontos da Ásia, África, Índia e da própria Europa os quais imigraram para Portugal e Espanha, buscando melhores condições de vida na terra prometida. Conforme cronistas e relatos sobre o Brasil colônia, poucas mulheres européias vieram nos primeiros momentos; os homens deixavam suas famílias na Europa e traziam consigo auxiliaries e parentes do gênero masculino. Alguma mulheres que vieram nas primeiras expedições eram dregredadas ou exiladas da corte portuguesa ou espanhola. O nome dessas famílias está quase sempre associado a uma origem toponímica, ou seja, a um ponto geográfico de onde saíram, isto não significando que sejam realmente originárias daquele lugar, uma vez que grande parte dos que imigravam eram degredados, religiosos, militares, pesquisadores.

colonização do nordeste do Brasil saiu de portos de Portugal

Outras famílias que chegaram depois, provenientes já de outros estados do Brasil, de outras descendências, além da portuguesa, francesa, inglesa, holandesa, inglesa e árabe, principalmente do litoral, as quais vieram para se dedicar a serviços públicos na escrituração, na abertura de estradas e de açudes e atividades de iniciativa privada, na agricultura e no comércio de roupas, de gado e de terras: Albuquerque, Belfort, Cantarelli, Caribé, Cavalcanti, Candeia, Ferraz, Freire, Leal, Luz, Marques, Moura, Ramalho, Roriz, Silveira, Trapiá, Uchôa. Tendo em vista que a maioria dos colonizadores do sertão de Pernambuco era de origem portuguesa.

OS MARQUES

OS MARQUES
SÉTIMA GERAÇÃO

terça-feira, 12 de abril de 2011

GENEALOGIA DO AGRESTE PERNAMBUCANO

12 comentários:

  1. Estou tentando encontrar decentes do meu bisavô que se chamava José Rufino Marques;ele naseu cerca de 1869 não sei aonde e faleceu cerca de 1931 no estado da Bahia;eu queria saber de onde ele veio e se tinha mais irmãos;sei que veio junto com ele sua irmã que se chamava Cássia Marques;quem sabe não somos parentes.ajuda-me.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito feliz com minhas pesquisas;entrando em um sait na Internet em Family Search eu descobrir que meu bisavô José Rufino Marques era filho de Jorge Severino Marques e Maria Thereza dos Anjos, então meu bisavô José Rufino Marques saiu daí com uma irmã Cassia Marques a quase 140 anos!

    ResponderExcluir
  3. Na região de Jaguaribe a família Marques e Serra era uma só. Descendo de Ernesto Nunes Serra(Jaguaribe 1869/ Tauá 1915), filho de José Mariano Marques de Oliveira e Roda Maria Marques. Meu bisavó Ernesto , tinha irmãos, cataloguei Mariano Marques de e Nelson Nunes Serra.
    walderserra@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá eu me chamo Maurício Marques, estou a procura sobre a minhas origens gostaria muito de saber mais sobre a minha família. Meus bisa avós são Jonas da Silva e Leda Marques da Silva, caso saiba ou conheça pôde me procurar no Facebook como Maurício Marques Menezes ou pelo meu gmail: mauriciomarques.menezes@gmail.com. um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá eu me chamo Maurício Marques, eu moro no rio de janeiro. Estou procurando saber mais sobre a história da minha família. Meus bisa avós são Jonas da Silva e Leda Marques da Silva. Caso você conheça, pôde me procurar no Facebook como Maurício Marques Menezes ou no gmail.mauriciomarques.menezes@gmail.com. gostaria muito de saber da minha origem e também conhece toda minha família, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá sou clodine neta de José Ivo da Costa e Luciana Marques da costa

    ResponderExcluir
  7. ola meu nome e messias ferreira estou a procura de parentes do meu avô severino marques da silva filho de marcos antonio dos santos e de josefa da conceiçâo era casado com josefa maria da conceiçâo profissâo ferreiro e agricultor faleceu em toritama em 1967 tinhas trez filhas flora alziria e antonia morou em barra de santana PB tinha trez irmâos joâo marques, tio neco, e tio bal,por favo quem poder me ajuda a encontra algum filho ou neto destas pessoas locais que eles morarâo surubim PE toritama PE e umbuzeiros PB deixo meu contato zap 61-992752010

    ResponderExcluir
  8. Pesquiso sobre os Marques Correa e Silva de Pernambuco e Alagoas. Meus 4a avos são: David Marques Correia e Silva e Isabel Maria do Sacramento(?).

    Seu filho é David Marques Correa e Silva, casado com Ludovina Sacramento. O casal abandonou Pernambuco e migraram para Água Branca, Al.

    Meu email para contato: mr_ramo33@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Sou Andréia Marques Ferreira, filha de Josias Marques Ferreira, neta de Francisco Marques Ferreira e Perolina Marques Ferreira. Meu pai era o mais novo de 16 irmãos, ele nasceu em 1933.

    ResponderExcluir

alguns nomes de família de “cripto-judeus”

Nomes de famílias judaicas portuguesas na Diáspora (Holanda, Reino Unido e Américas)**

Abrantes; Aguilar; Andrade; Brandão; Brito; Bueno; Cardoso; Carvalho; Castro; Costa; Coutinho; Dourado; Fonseca; Furtado; Gomes; Gouveia; Granjo; Henriques; Lara; Marques; Melo e Prado; Mesquita; Mendes; Neto; Nunes; Pereira; Pinheiro; Rodrigues; Rosa; Sarmento; Silva; Soares; Teixeira e Teles (entre muitos outros ).